quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Frango Grelhado com Quinua e Salada


A quinua(também chamada de quinoa) é uma planta nativa da Colômbia, Peru e Chile que produz um grão utilizado pelos Incas desde antes da chegada dos colonizadores.
É qualificado como o melhor alimento de origem vegetal para o consumo humano, comparado apenas ao leite materno, pois possui altíssimo valor nutritivo, rico em proteínas, superando todos os demais cereais.
Indicado aos celíacos por não conter glúten(proteína encontrada no trigo).
Indicado às crianças por conter lisina, um componente relacionado ao desenvolvimento da inteligência, rapidez de reflexos e de outras funções como a memória e a aprendizagem.
Indicado aos atletas, pois ajuda na recuperação das fibras musculares, é de fácil digestão e contém pouco colesterol e gordura.
Atua também na redução de danos gastrointestinais, na integridade do sistema imunológico, na regulação das funções cardiovasculares, nos processos de cicatrização e como normalizador da próstata e órgãos reprodutores masculinos.
Ajuda a combater anemias, problemas urinários, tuberculose e doenças do fígado.
A quinoa é encontrada na forma de grãos, farinha e flocos e pode ser prepara da mesma forma que o arroz.

Eu utilizei 1/2 xícara de quinoa para 1 e 1/2 xícara de água, cozinhei e coloquei sal no final do cozimento.
Peguei 1/2 peito de frango e cortei na horizontal formando dois bifes, deixei marinando por 2 horas na geladeira no suco de 1 laranja e um pouco de sal grosso.
Aqueci uma frigideira com um fio de azeite e deitei os bifes de frango em fogo alto até dourar, dourei do outro lado e servi com a quinoa e uma saladinha de repolho com cenoura. 
Esse foi nosso almoço de hoje e ficou muito saboroso!
Beijos!

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Arroz de Atum com Legumes Gratinados


A gripe me assombrou também e agora estou meio derrubada, hoje no almoço é que me animei em preparar alguma comidinha para mim e para o Marco, nada muito engenhoso mas super gostoso!
De hoje em diante, quando fizer um prato que não tiver uma medida exata, de quantidades precisas, vou apenas descrevê-lo, certo?!
Bom, tinha na geladeira brócolis e couve-flor, cortei em buquezinhos menores e aferventei por 2 minutos em água e sal e escorri. Coloquei esses legumes numa travessa, joguei um copo de requeijão bem cremoso por cima, ralei noz-moscada por cima, salpiquei com pedacinhos de mussarela, parmesão e levei ao forno bem quente para gratinar.
Enquanto isso, cozinhei meia xícara de arroz normalmente e quando estava quase pronto, juntei uma lata e meia de atum(a outra metade foi para meu gato) com uma colher de catchup e uma de maionese, uma pitada de manjericão seco, misturei e pronto. Bom proveito!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Preciso de sugestões para uma receita com chocolate branco

Olá, boa noite!
Hoje vim para pedir um favorzinho... é que aqui em casa vem sobrando chocolate branco, é uma delícia, mas eu e o marido já não aguentamos mais comê-lo puro, aí pensei em fazer uma sobremesa com ele. Eu quase não faço doces, nem como muito, por isso a criatividade e a vontade são baixas. Então peço que se puder e tiver alguma sugestão bem gostosinha em mente, me mande por email(entrecoposepratos@gmail.com) ou deixe um comentário com a sugestão. Vou deixar que meu marido escolha já que ele é o maior interessado no assunto e depois venho aqui postar para mostrar como ficou, combinado?
Tenha uma ótima noite e obrigada!!

SkippRedirect 2.1.9.1

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Pão com Mortadela e Queijo ao Forno

Em casa um pacote inteiro de pão de fôrma e umas fatias de mortadela... não pode desperdiçar então tem que usar logo porque pães e frios não tem validade longa. Aqui não tem receita, é mais uma dica de opção para um lanche rápido, que neste caso, acabamos de comer, hehe.
Usei 6 fatias de pão de fôrma para duas pessoas, passei uma misturinha de requeijão com catchup, uma fatia de mussarela e meia fatia de mortadela, levei ao forno alto já pré-aquecido e esperei dourar. O queijo logo derrete e a mortadela começa a levantar nas pontas deixando crocante.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

V Feijoada Solidária no Mineral Água Park

eu e Marco
Gabi, Ca, mamy e eu(os maridos também estavam presentes)

O Círculo Bom Samaritano, Escola Charlotte e o Lar Menino Deus, com apoio do Clube Soroptimistas Internacional de Brusque e do Salão de Beleza Helena promoveram neste domingo, no Mineral Água Park, a V Feijoada Solidária.
Nós estivemos presente, a casa lotou, a feijoada estava boa, a caipirinha melhor ainda, o som divertido e nós curtimos muito.

domingo, 19 de setembro de 2010

Espaguete a Bolonhesa e o filme Segurança Nacional

Segurança Nacional, filme baseado em fatos reais e confidenciais mostra a ação dos agentes de inteligência, força aérea, exército e policiais contra um narcotraficante, que invade o espaço aéreo brasileiro e planeja atacar o quartel general do SIVAM(sistema de vigilância da Amazônia)...
Tive a impressão que foi uma tentativa de copiar os filmes hollywoodianos de ação, mas tudo bem, para mim que não sou fã desse gênero de filmes mesmo, achei que ficou melhor do que esperava. O que gostei bastante e não posso deixar de citar foi que a maior parte das imagens do filme se passa em Santa Catarina, especialmente nossa linda capital Florianópolis, se soubesse teria assistido antes, amei!
Para acompanhar o filme, que a gente sempre loca na Mega Vídeo Locadora dos amigos Jaison e Déia, não queria preparar nada demorado e que exigisse muito empenho, aí o Marco trouxe do mercado espaguete e carne moída, perfeito, o bom e velho espaguete a bolonhesa foi escolhido para saborizar nossa noite de sábado. Delícia!

Ingredientes

1 pacote de 340g de molho pronto
200g de espaguete
400g de carne moída(patinho)
1/2 cebola picada
1 tomate sem pele picado
azeite a gosto
sal a gosto

Preparo

Cozinhe o espaguete em água e sal.
Aqueça a panela com o azeite e frite a carne moída, salgue, acrescente a cebola e mexa até perder a cor, acrescente o tomate e refogue um pouco. Acrescente o molho de tomate e quando começar a borbulhar, baixe o fogo deixe cozinhando por uns 3 minutos.
Escorra o espaguete, sirva com o molho e salpique queijo parmesão.

sábado, 18 de setembro de 2010

Codorna a Passarinho Frita

Meu marido e suas frituras... insisto sempre em assar, grelhar, cozinhar, mas ele quer é fritar, então tá!
Descongelei uma bandeja de codornas já cortadas em passarinho, coloquei numa bacia com vinagre de vinho branco, 1 cebola em rodelas, suco de 1limão, sal e deixei marinando de véspera na geladeira.
No preparo, o Marco passou os pedaços de codorna na farinha de trigo e fritou até dourar. Fiz uma farofinha de cenoura para acompanhar e comemos até acabar.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Tirinhas de Peito de Frango Grelhado com Legumes no Vapor

Me sobraram tirinhas de frango da outra refeição e aproveitei para fazer mais um almocinho básico de dia de semana. Juntei uma cenoura em rodelas com 3 batatinhas pequenas fatiadas, salguei e levei na panelinha de cozimento a vapor por 6 minutos. Simples e perfeito para um almoço apressado.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Salteado de Legumes e Frango no Shoyo


Já que nos finais de semana a alimentação é mais pesada, o almoço do dia-a-dia tem que ser mais light. Não é fácil ser criativa porque não tem muito o que inventar, são legumes, saladas, um arrozinho integral ou branco e um franguinho. Aliás, as vezes o quanto mais simples melhor! Esses legumes fazem croc croc, devem ficar crocantes mesmo, algumas salteadas rápidas e já fica pronto. Serve 2 pessoas.

Ingredientes

200g de peito de frango
1/2 cebola
1 cenoura
1/4 pimentão amarelo
1/4pimentão verde
1/4 pimentã vermelho
2 colheres de farinha de trigo
azeite a gosto
shoyo a gosto
sal a gosto

Preparo

Use o peito de frango ainda meio congelado, corte o peito em fatias e as fatias corte em tiras, como mostra a foto. Tempere com sal e limão e deixe descansar para tomar gosto.
Passe o frango no trigo e frite em um pouquinho de azeite numa frigideira antiaderente para que fique crocante, reserve.
Corte todos os legumes também em tiras finas e leve-os para saltear numa frigideira aquecida com azeite, junte um pouquinho de shoyo, corrija o sal, acrescente as tiras de frango e sirva com arroz.

domingo, 12 de setembro de 2010

Feijoada do Marco

Ontem a noite fizemos "aquela" feijoada gostosa novamente, é a terceira vez que usamos a marca Caldo Bom, porque os feijões são bonitos e seu cozimento é rápido, só para ter uma idéia, eu esqueci de pôr o feijão de molho, aí colocamos as pressas para cozinhar e rapidinho começou a amolecer, vou lembrar de usar sempre essa marca. O maridão quem tomou as rédeas na cozinha enquanto eu e o maninho Ian jogávamos cacheta, claro que também ajudei no preparo.
Mamy sempre dando força e trazendo o que falta(o que seria de nós sem ela...), caipirinha e cerveja rolaram perfeitas e a feijoada ficou divina!!
A receita é a mesma de sempre e está aqui http://entrecoposepratos.blogspot.com/2010/07/feijoada-do-marco.html

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Vitamina de Banana com Grãos e Farinha Láctea Integral


Prefiro um pãozinho integral com queijo e café com leite para começar o dia, na falta disso as vezes vou de vitamina da fruta que tiver em casa. Essa é de banana, adoooro!

Ingredientes

1 banana picada
1 colher de farinha láctea integral
1 colher de grãos de aveia
1 fio de mel ou açúcar mascavo
quanto baste de leite desnatado


Preparo

Bater tudo no liquidificador, se preferir mas líquido coloque mais leite.

Dueto de Chocolates

Para esse fim de semana fiz uma sobremesa, de chocolates claro. Não gosto de açúcar e manteiga e por isso não uso muito, mas tendo em casa ingredientes como, leite condensado, um bom chocolate, gelatina, creme de leite ou cookies não precisa de mais nada para preparar uma sobremesa, hehe.

Ingredientes

2 latas de leite condensado desnatado
1 caixinha de creme de leite light
100g de chocolate meio amargo
1/2 xícara de leite desnatado
alguns cookies quebradinhos
1 colher de margarina light sem sal

Preparo

Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas por 1 minuto e meio, acrescente o creme de leite e incorpore. Distribua igualmente em 5 taças.
Coloque nas taças os cookies quebradinhos. Reserve.
Numa panela coloque 2 latas de leite condensado, 1 colher de margarina, 1/2 xícara de leite e cozinhe em fogo médio mexendo sempre até engrossar.
Espere esfriar um pouco e distribua também nas taças.
Salpique farelinho de cookies para enfeitar e sirva gelado.

Yakissoba de Legumes, Camarão e Panga

Já ouviu falar no peixe Panga? Panga ou Peixe-Gato são nomes comuns para a espécie Pangasius Hypophthalmus. É um peixe que andou criando muita polêmica por ser produzido num dos maiores e mais poluídos rios, o Mekong, situado no Vietnã, as más línguas dizem que se trata de um peixe infestado de produtos tóxicos, bactérias e nocivo a saúde... Ele é importado pela Leardini, aqui de Santa Catarina e vendido nos mercados por preços baixos. No Supermercado Archer daqui de Brusque ele está 11,00 o kilo. 
Chegou a minha vez de conhecer...
Bom, como a maioria dos peixes de água doce, ele apresenta um sabor de barro bem nítido, é também gordo, eu retirei toda a gordura que ele tem. Mas também é bem branquinho, suculento, de textura firme, podendo ser utilizado em vários tipos de pratos.
Eu aprovei, claro que nem se compara ao meu preferido salmão... mas para servir tipo isca fritinho ou empanado fica muito bom! Essa receita serve 8 pessoas.


Ingredientes



1 pacote de macarrão tipo Miojo
2 kg de peixe cortado em tiras
500g de camarão já empanado
1 maço de brócolis
1 cabeça de couve-flor
1 cenoura em tiras
1/2 repolho em tiras
tiras de pimentão a gosto
8 conchas de água
10 colheres de shoyo sem sal
2 colher de aji-no-moto
1 colher de saquê(pode ser cachaça)
2 colher de maisena
Óleo para fritar o peixe

Preparo

Passe o peixe na farinha de trigo, frite e reserve em papel toalha. Frite o camarão e reserve também em papel toalha.
Numa panela coloque o macarrão para cozinhar em água e sal.
Enquanto isso, faça o molho na wok com a água, o shoyo, aji-no-moto e a cachaça, quando começar a ferver, colocar o brócolis, a couve flor, a cenoura, o repolho e pimentão. Deixe cozinhar por 2 minutos. Dissolva a maisena em 3 dedos de água e junte ao molho, junte também o peixe e quando engrossar o líquido desligue. Corrija o sal se precisar.
Escorra o macarrão, coloque numa travessa e por cima coloque molho.

domingo, 5 de setembro de 2010

Escondidinho de Camarão



Mamy ontem comprou camarões, cozinhou aipim daqueles bem molinhos e fez uma torta tipo escondidinho.
Não vou postar a receita porque foi minha mãe quem fez e não tenho ela completa pra passar, mas não tem segredo porque do aipim se faz um purê e espalha na travessa, com o camarão faz um refogado com cebola, acrescenta palmito, cheiro verde, temperos afins, depois requeijão, creme de leite, mussarela e forno para gratinar. Delícia, aah também rolou caipirinhas e batidinhas de vinho para a turma ir tomando.